SOBRE O CURSO

Diretora e Coordenadora: Profa. Dra. Débora Regina Machado Silva

Área de atuação: Saúde e Meio Ambiente

Horário: matutino, das 07h30 às 11h; noturno, das 19h10 às 22h40.

Duração mínima: 8 semestres

O biólogo atua nas áreas do Meio Ambiente e Biodiversidade, da Saúde, da Biotecnologia e Produção. Dentre as atividades, desenvolve habilidade em analisar, decidir, planejar e avaliar as diversas situações que se apresentam durante o exercício do seu ofício; deve estar plenamente capacitado a integrar equipes multidisciplinares na busca de diagnósticos e soluções para os diversos problemas ambientais, atuar no diagnóstico, prognóstico, tratamento e terapêutica de doenças humanas e animais, na promoção da saúde e em estudos de natureza epidemiológica. Também é de competência do biólogo desenvolver e utilizar instrumentos e técnicas biotecnológicas para promover os avanços moleculares aplicados à engenharia genética e à produção industrial biotecnológica.

De acordo com a organização curricular, o curso de Ciências Biológicas proporciona ao estudante o aprendizado integrado e ativo dos conteúdos de tal forma que o conhecimento aprendido não se torna passível de esquecimento, mas sim, constantemente, ao longo do curso, relembrado e mobilizado em situações práticas.

Dentre as principais funções, o biólogo estuda os seres vivos, desenvolve pesquisas nas áreas de Botânica, Zoologia e Ecologia, Biologia Molecular, Biotecnologia, Epidemiologia e controle sanitário; organiza coleções biológicas; maneja recursos naturais; desenvolve  atividades de educação ambiental; realiza diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de realizar análises clínicas, citológicas, citogenéticas e patológicas. Trabalha em hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, estações bioecológicas e áreas de proteção ambiental, herbários, biotérios, criadouros e estações de cultivo. Além desses locais, o biólogo pode atuar em órgãos governamentais e não governamentais, empresas públicas e privadas, universidades, como empregados ou prestadores de serviços, consultores e peritos. Considera-se interessante destacar que a carreira do biólogo pode  voltar-se para a educação continuada por meio de cursos de pós-graduação, destacando-se na carreira acadêmica e de pesquisa.

O curso apresenta diferentes espaços formativos que proporcionam a integração com outros alunos da área da saúde e da área de meio ambiente, compondo práticas de estudos em equipes multiprofissionais em formação, o que vem ao encontro dos futuros cenários profissionais do biólogo. Dentre as atividades previstas no curso, realiza visitas monitoradas em unidades de conservação, órgãos públicos e privados, assim como utiliza vários laboratórios para as aulas práticas. Soma-se, ainda, a experiência prática nos campos de estágio, que habilita o estudante a atuar nos diversos campos da Biologia, de acordo com sua área de interesse.

Titulação

Docente

Doutora

Caio Augusto Magalhães

Doutora

Débora Regina Machado Silva

Doutora

Elizabeth Soares

Doutora

Flainer Rosa de Lima

Doutor

Francisco Agustin Machado Echalar

Mestre

Gerson Scherrer Júnior

Mestre

Joaquim Moraes de Oliveira

Mestre

Juliana Lopez de Oliveira

Doutor

Marco Antonio Sampaio de Jesus

Doutor

Marcos Antonio Campoy

Mestre

Marize Aparecida Gouveia

Mestre

Sergio Ayama

Doutor

Sidnei Ferreira de Vares

Mestre

Vânia Aparecida Marques Leite

MATRIZ CURRICULAR

Veja aqui a matriz curricular

Cadastre-se para saber mais sobre o FUNDER – nosso fundo de auxílio financeiro.

PROCESSO SELETIVO 2016/2

INSCRIÇÕES ABERTAS.  VAGAS LIMITADAS.

Cadastre-se para saber mais sobre o FUNDER (nosso fundo de auxílio financeiro).

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Sua mensagem