Bacharelado em Relações Públicas

Formação qualificada e a garantia de uma carreira sólida e inovadora para o mercado profissional são os quesitos mínimos oferecidos pelo curso de bacharelado em Relações Públicas da UniSant’Anna, reconhecido como um dos melhores do país. Com corpo docente formado por mestres e doutores, currículo inovador, estágio supervisionado e práticas profissionais desde o início – atendendo a todas as novas Diretrizes Curriculares do MEC –  o curso garante formação específica, possibilidade de ação com outras áreas e em agências laboratoriais e experiência real com os clientes e a sociedade.

Formação qualificada e inovadora para o mercado profissional e para uma carreira comprometida com a sociedade. Esses são os princípios do tradicional Curso de Bacharelado em Relações Públicas, que se antecipou e, com um currículo inovador, estágio supervisionado e práticas profissionais desde o início, atende a todas as novas Diretrizes Curriculares do MEC.

Na UniSant’Anna, o curso de Relações Públicas alia um sólido conhecimento teórico no campo das ciências humanas aos conhecimentos que desenvolvem habilidades e competências para trabalhar com ferramentas de comunicação organizacional, mais a capacidade criativa e estratégica para buscar a inovação, indispensáveis aos profissionais de uma instituição.

O curso de Relações Públicas tem oito semestres, incluindo estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso. Aqui se formam profissionais para atender às necessidades que as empresas, instituições públicas e do terceiro setor têm de se relacionar com credibilidade, transparência e eficiência com seus públicos e a sociedade.

Desde o início, o aluno aprende e desenvolve ações na Agência de Comunicação Integrada, quando trabalha no conceito de Agência 360 graus, em agências de comunicação e com a sociedade, ampliando as possibilidades profissionais. Passa por dinâmicas de negociação e planejamento, simulação de crise e situações reais de trabalho, organização de eventos contando com a presença de professores, profissionais do mercado e até o público.

A cada semestre (módulo) o aluno desenvolve um projeto prático de Relações Públicas, para uma instituição real. É o momento em que se relaciona com empresas, o poder público, ONGs e grupos organizados. Para isso, conta com o apoio dos professores e de um orientador, além dos laboratórios de produção podendo, portanto, elaborar um portfólio individual, muito bem aceito no mercado. Ao concluir o curso, está apto a ingressar em um curso de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) ou Stricto Sensu (Mestrado).

Pesquisas recentes mostram que as Relações Públicas estão entre as 10 profissões mais valorizadas no futuro. O profissional encontrará pela frente um mercado de trabalho dinâmico em que as oportunidades vão além das empresas e corporações que necessitam se relacionar com seus públicos. São campos de atuação corporações nacionais e internacionais, produtoras, agências de comunicação integrada (Comunicação 360 graus), e organismos do governo, públicos, do terceiro setor e da sociedade civil organizada.

DIRETORA

Profa. Ms. Maria Bernardete Toneto

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6373279319618748

Contato: mb.toneto@santanna.br

CORPO DOCENTE

Ana Elizabeth Lima Vasconcelos Mestre
Ana Nilce Rodrigues Doutora
Dalton de Oliveira Viesti  Mestre
Débora Regina Machado Silva Doutora
Fabiana Moreira  Especialista
Flávio Ferreira Junior Mestre
Francisco Agustin Machado Echalar Doutor
Hulda de Freitas Daghlian  Doutora
Lívio Lima de Oliveira Doutor
Luciana Gimenes Parada dos Santos Doutora
Marco Antônio Sampaio de Jesus Doutor
Maria Bernardete Toneto Mestre
Maurício Luís Ceccato Especialista
Mônica Aparecida Soares da Costa Mestre
Renata da Silva Coelho Doutora
Ricardo Ruiz Melchert Doutor
Rubens Aparecido Campos Mestre
Terezinha de Jesus Costa Mestre
Curso:
Bacharelado em Relações Públicas
Carga Horária Total: 3232 horas
Início: 2016/1 Término: 2019/2
Tempo de Duração 8 semestres
Componentes Curriculares

Módulo

Módulo Sociedade, Comunicação e Linguagens CH
UC Cultura, Inovação e Comunicação 133 h
UC Estudos e Cenários da Comunicação Contemporânea 133 h
Projeto Integrado Projeto Integrado: Comunicação e Sociedade 60 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum Core Curriculum 40 h
Estágio Supervisionado h
TCC h

Módulo

Módulo Relações Públicas e Mercado CH
UC Mercado, Negócios e Construção de imagem 133 h
UC Comunicação Externa 133 h
Projeto Integrado Projeto Integrado: Relações Públicas Mercadológica 60 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum Core Curriculum 40 h
Estágio Supervisionado h
TCC h

Módulo

Módulo Cultura Organizacional CH
UC Construção de imagem e reputação 133 h
UC Gestão de Comunicação Interna 133 h
Projeto Integrado Projeto Integrado: Ouvidoria 60 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum Core Curriculum 40 h
Estágio Supervisionado h
TCC h

Módulo

Módulo Comunicação e Cidadania CH
UC Sociedade e Comunicação Pública 133 h
UC Pesquisa e Disseminação da Informação 133 h
Projeto Integrado Projeto Integrado: Responsabilidade Social e Sustentabilidade 60 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum Core Curriculum 40 h
Estágio Supervisionado h
TCC h

Módulo

Módulo Produção e circulação da informação CH
UC Planejamento e Assessoria de Comunicação 133 h
UC Produção e Mensuração Multimídia 133 h
Projeto Integrado Projeto Integrado: Comunicação Multimídia 60 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum Core Curriculum 40 h
Estágio Supervisionado h
TCC h

Módulo

Módulo Crise e Opinião Pública CH
UC Públicos e opinião pública 133 h
UC Comunicação de Risco e Crise 133 h
Projeto Integrado Projeto Integrado: Gestão de Crise 60 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum Core Curriculum 40 h
Estágio Supervisionado 100 h
TCC h

Módulo

Módulo Eventos, Cerimonial e Cultura CH
UC Planejamento e Organização de Eventos 133 h
UC Políticas Públicas e Projetos Culturais 133 h
Projeto Integrado Projeto Integrado: Gestão de Eventos 60 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum Core Curriculum 40 h
Estágio Supervisionado 100 h
TCC h

Módulo

Módulo Gestão de Projetos de Relações Públicas CH
UC Desafios Contemporâneos das Relações Públicas 133 h
UC Gestão de Projeto Integrado de Relações Públicas – TCC 133 h
Projeto Integrado Projeto Experimental – TCC 100 h
Práticas Profissionais h
Práticas de Ensino h
Core Curriculum h
Estágio Supervisionado h
TCC h

RESUMO DOS COMPONENTES CURRICULARES

RESUMO DOS COMPONENTES CURRICULARES
CARGA HORÁRIA TOTAL – UC 2.132 h
CARGA HORÁRIA DE PROJETO INTEGRADO 420 h
CARGA HORÁRIA DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS h
CARGA HORÁRIA DE PRÁTICAS DE ENSINO h
CARGA HORÁRIA DE CORE CURRICULUM 280 h
CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100 h
CARGA HORÁRIA DE CENÁRIOS E TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS h
CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 200 h
CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 100 h
TOTAL DA CARGA HORÁRIA EM HORAS 3.232 h

Cadastre-se para saber mais sobre o FUNDER – nosso fundo de auxílio financeiro.

PROCESSO SELETIVO 2016/2

INSCRIÇÕES ABERTAS.  VAGAS LIMITADAS.

Cadastre-se para saber mais sobre o FUNDER (nosso fundo de auxílio financeiro).

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Sua mensagem