You are currently viewing 27 de Junho: Dia Internacional das Pessoas Surdocegas

27 de Junho: Dia Internacional das Pessoas Surdocegas

  • Post category:UniNotícias

Hoje, 27 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Surdocegas. A data foi escolhida por marcar o nascimento da escritora norte-americana Helen Keller, primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado. Sem poder enxergar ou ouvir, Helen foi alfabetizada por meio da língua de sinais tátil.

A falta de conhecimento e informação sobre a deficiência e os inúmeros desafios superados, causam espanto e admiração, afinal, nem todo mundo sabe como de fato acontece as diversas formas de comunicação e a sua importância.

As pessoas surdocegas usam línguas de sinais de seu país – A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é só no Brasil. O principal recurso de acessibilidade para a pessoa com surdocegueira é o “guia intérprete”.

Muitas vezes, a principal barreira é a atitude em relação às pessoas com deficiência. Por isso, tenha paciência para lidar com as particularidades e se comunicar com uma pessoa surdocega.

Pergunte como deve se comunicar com o surdocego ao seu guia ou acompanhante.

Ao chegar perto de uma pessoa com surdocegueira toque-o levemente nas mãos para sinalizar que está ao seu lado ou espere ser anunciado.

Arte: Diana Campos Lopes

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=279083

#UniSantAnnaUneVocêAoSucesso #surdocegos #surdocegueira

Arte: Diana Campos Lopes
Revisão: Fabiana Moreira Gaviolli