Você está visualizando atualmente Como ser independente financeiramente? Conheça 5 dicas!

Como ser independente financeiramente? Conheça 5 dicas!

Independência financeira acontece quando a sua renda é superior às despesas mensais e suficiente para o sustento com certo nível de conforto. Não se trata de um objetivo somente alcançado na aposentadoria ou quando já se construiu muitos anos de carreira. Jovens também podem alcançar a independência financeira, mas isso exige organização e planejamento.

Para saber como ser independente financeiramente, confira as 5 dicas deste post e veja algumas lições indispensáveis para essa trajetória!

1. Definir metas

Todo grande projeto de vida deve começar por um planejamento estratégico, e não seria diferente com a independência financeira. O primeiro passo é separar esse grande objetivo que é conquistar a independência financeira em pequenas metas.

Essas metas representam o que você precisa alcançar para finalmente chegar lá. No caso da independência financeira, você pode definir metas como: arrumar um emprego, criar uma reserva de emergência com um valor X e começar a investir determinada quantia.

2. Controlar gastos

Se você já faz o registro dos gastos mensais, vá para as outras dicas. Se ainda não o faz, saiba que isso é muito simples hoje em dia, com a ajuda de aplicativos de celular, por exemplo, voltados especificamente para o controle de gastos ou planilhas. Tanto os menores gastos, como lanches e lazer, quanto as despesas fixas, como aluguel, conta de água e de energia, devem entrar na conta.

3. Criar uma reserva de emergência

A reserva de emergência é uma quantia exclusiva para situações que não foram planejadas. É um recurso fundamental para que a independência financeira não vire uma aventura qualquer, afinal, ela é construída durante meses e anos. Se você tem um salário, veja a possibilidade de reservar pelo menos 10 ou 15% da quantia recebida todo mês.

4. Investir o dinheiro poupado

Poupar é um desafio muito importante para quem quer saber como ser independente financeiramente. Mensalmente, defina uma quantia para manter em reserva e, depois, o próximo desafio é fazer investimentos financeiros com ela.

Pode parecer algo complicado, mas saiba que hoje é mais fácil do que nunca começar a investir com pouco dinheiro, pois o mercado financeiro está mais acessível para iniciantes. Alguns exemplos de investimentos de baixo risco são: Tesouro Selic, CDB com liquidez diária e fundos de renda fixa.

5. Entrar em um curso de nível superior

O mercado de trabalho garante oportunidades para profissionais que buscam se especializar cada vez mais em suas áreas de atuação. O mínimo que se espera em processos seletivos de empresas de médio e grande porte é que os candidatos tenham a formação de nível superior, completa ou em andamento.

Receber bons salários trabalhando em empresas de referência oferece a segurança financeira necessária para se tornar mais independente. No entanto, as chances de alcançar esse padrão de vida são quase nulas sem uma formação superior.

Portanto, se você ainda não ingressou no ensino superior, busque uma instituição com modalidades flexíveis e diversificadas. Muitas pessoas que pensam em conciliar uma rotina de estudos com o trabalho, por exemplo, encontram na modalidade de ensino EAD (ensino a distância) uma ótima solução.

Trata-se de um investimento a longo prazo indispensável para uma carreira de sucesso, com mais liberdades e bem-estar. Agora que você já conhece nossas dicas de como ser independente financeiramente, faça um planejamento para colocá-las em prática.

Já conhece o UniSant’Anna? São quase 90 anos de tradição com foco na formação de cidadãos éticos e de espírito empreendedor. O Centro Universitário Sant’Anna oferece cursos nas modalidades EAD e presencial. Para saber mais detalhes, acesse nosso site e entre em contato!