Se você deseja crescer em uma profissão da área de saúde que faça a diferença na sociedade, o curso de Fonoaudiologia é um ótimo caminho. Quem atua nesse ramo promove a qualidade de vida ajudando quem deseja se comunicar com maior clareza e eficiência.
A Fonoaudiologia é muito abrangente, com um mercado de trabalho em expansão na sociedade. Para ajudar você a entender todos os detalhes desse campo do conhecimento, reunimos informações sobre o funcionamento do curso, perfil do aluno e muito mais. Siga na leitura e tire suas dúvidas!
Como funciona o curso de Fonoaudiologia?
O curso superior de Fonoaudiologia é oferecido no grau de bacharelado e tem duração de 4 anos. O objetivo é formar profissionais capazes de reconhecer, avaliar, prevenir e tratar problemas que afetam a capacidade de comunicação do paciente, não só na fala, mas também na escrita e na motricidade oral.
Os estágios acontecem nos dois últimos anos de curso, em locais que permitem o exercício da profissão, como clínicas e escolas. Para concluir o curso, é exigida a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Qual é o perfil do aluno de Fonoaudiologia?
Como todo curso da área de saúde, o aluno de Fonoaudiologia deve entender sua responsabilidade em impactar drasticamente a vida das pessoas. Por isso, habilidades socioemocionais como equilíbrio emocional, vontade de ajudar o outro, proatividade e trabalho em equipe são extremamente valorizadas.
Quais são as disciplinas predominantes no curso?
Ao longo da graduação, o aluno tem contato com disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Humanas e, especificamente, Ciências Fonoaudiológicas. Algumas disciplinas presentes na grade curricular do curso são Anatomia, Psiquiatria e Psicologia, Física Acústica, Ética e Meio Ambiente, e Fisiologia.
Quais são as principais áreas de atuação?
As principais áreas de atuação para formados em Fonoaudiologia são:
- audiologia — tratamento de problemas relacionados à audição humana;
- fonoaudiologia na educação — tratamento de problemas que afetam a comunicação dentro de escolas, instituições de ensino superior e outros órgãos educacionais;
- motricidade oral — tratamento de problemas que prejudicam os movimentos de sucção, deglutição e respiração humana;
- voz — área mais popular da profissão, voltada para o tratamento de problemas e o aperfeiçoamento de aspectos da voz, como a entonação, o volume e a pronúncia das palavras;
- linguagem — tratamento de problemas relacionados aos campos da fala e escrita, como reeducação da fala e dificuldades de aprendizado.
Os locais mais comuns de atuação são clínicas, hospitais, emissoras de televisão e rádio, escolas, creches e consultas particulares. O fonoaudiólogo também pode atuar junto a outros profissionais, como psicólogos, psicanalistas, dentistas, médicos e assistentes sociais.
Como crescer na carreira de fonoaudiólogo?
Embora o fonoaudiólogo seja um profissional tradicional da área de saúde, as suas oportunidades no mercado de trabalho seguem em expansão. Algumas razões para isso estão na sofisticação e na popularização dos aparelhos auditivos e no aumento da procura deste serviço por profissionais da comunicação, como cantores, atores, palestrantes, professores e digital influencers.
Da mesma forma, as possibilidades de crescimento na carreira são amplas. O profissional pode realizar especializações acadêmicas (mestrado e doutorado) para se tornar professor e pesquisador e investir no marketing pessoal para ganhar renome no mercado de trabalho.
Agora que você sabe como funciona o curso de Fonoaudiologia, não se esqueça de procurar uma boa instituição de ensino. O Centro Universitário Sant’Anna oferece o curso de Fonoaudiologia na modalidade presencial, com dias de aulas flexíveis para tornar o curso mais adaptável à rotina dos alunos. Você também encontra formas variadas de pagamento e a possibilidade de receber bolsa de até 90% do valor da mensalidade.
Já conhecia o UniSant’Anna? Para conferir mais detalhes do nosso curso de Fonoaudiologia, acesse nosso site e saiba mais!