No momento, você está visualizando Saiba quais são as 7 carreiras consideradas profissões do futuro!

Saiba quais são as 7 carreiras consideradas profissões do futuro!

As profissões do futuro são carreiras que se adaptam bem às transformações radicais do mercado de trabalho e ganham cada vez mais protagonismo, ao contrário de algumas que estão perdendo espaço. Investir em uma delas significa, portanto, enfrentar menos dificuldades para encontrar boas oportunidades de emprego.

O mercado de trabalho não é mais o mesmo de 10 ou 20 anos atrás. A internet, o uso de smartphones e a sofisticação das ferramentas tecnológicas mudaram o mercado de trabalho para sempre e já estão transformando a dinâmica de muitas empresas.

Os cargos que estão desaparecendo desempenham atividades mais operacionais, que já podem ser substituídas por softwares. Já os que estão ganhando cada vez mais espaço podem se adaptar a dinâmicas mais modernas. Um bom exemplo são profissões que podem funcionar no esquema home office.

Abaixo, separamos 7 carreiras que são consideradas promissoras para o futuro. Veja quais são elas e se prepare para o amanhã!

1. Creator

Os creators são profissionais dedicados à produção de conteúdo para as diversas mídias da internet, principalmente as redes sociais. Quem atua como creator nas redes socais é conhecido como digital influencer. Marcas de diversos setores estão compreendendo a importância de investir nessa área e demandam profissionais cada vez mais especializados.

Existem cursos livres voltados para o domínio de habilidades e ferramentas específicas de um creator. No entanto, a formação de nível superior ainda é um grande diferencial para as empresas que buscam esse tipo de profissional. Os cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Design Gráfico são ótimos exemplos.

2. Desenvolvedor de Software

Muitas profissões do futuro estão relacionadas de alguma forma ao uso de softwares. Por isso, quem escolhe fazer cursos de nível superior ligados ao seu desenvolvimento, como os cursos de Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, certamente, terá mais oportunidades de empregos.

Profissionais formados nessas áreas têm grandes chances de chegar a cargos em empresas de referência, seja no ramo de tecnologia, seja em outros ramos com forte presença no ambiente digital.

O profissional formado como desenvolvedor de software é responsável pelas etapas de aperfeiçoamento de programas de gestão interna das empresas, desenvolvimento de aplicativos de celular, automação de operações, suporte ao usuário, soluções para problemas de softwares etc.

3. Arquiteto e Engenheiro 3D

Já ouviu falar de projetos 3D? Por meio de alguns softwares e processos automatizados, profissionais já podem criar simulações digitais dos espaços com objetos, móveis e outros detalhes quase idênticos ao “plano físico”. O resultado de projetos tridimensionais faz a diferença em apresentações, divulgações e outdoors.

Essas tecnologias aplicadas à engenharia e à arquitetura estão ganhando cada vez mais espaço. Por isso, arquiteto e engenheiro 3D são grandes profissões do futuro.

A tendência é que as pessoas habilitadas a criar e supervisionar projetos tridimensionais ganhem destaque em processos seletivos. A formação de quem atua nessa área pode envolver os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

4. Especialista em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já é aplicada em diversas áreas, como a medicina, o marketing e a logística. O profissional especialista em Inteligência Artificial é aquele que planeja, cria e supervisiona projetos voltados para a criação de softwares que executem trabalhos e resolvam problemas de forma independente do controle humano.

Embora exija conhecimentos bastante específicos, como machine learning, ciência de dados e linguagem de programação Python, a Inteligência Artificial é uma área multidisciplinar, que demanda conhecimento sólido em várias áreas do conhecimento, como física, engenharia, matemática e telecomunicação.

Isso significa que o especialista em Inteligência Artificial deve estar sempre estudando e se atualizando. A formação de nível superior pode ser muito importante parar criar uma base sólida de conhecimento. Por exemplo, quem atua nessa área pode ter o diploma de Ciência da Computação e Banco de dados.

5. Gestor de Resíduos

Quando pensamos em um futuro com maior valorização de práticas ligadas à sustentabilidade, carreiras que envolvem a preocupação com o meio ambiente ganham grande destaque, como é o caso do gestor de resíduos. Esse é o profissional responsável por coordenar atividades de eliminação, coleta e reciclagem de lixo.

O gestor de resíduos planeja e supervisiona estratégias de descarte de resíduos, garantindo que todas as etapas desse processo estejam de acordo com as regulamentações ambientais. Não existe um requisito obrigatório para a formação profissional do gestor de resíduos, mas um diploma em Gestão Ambiental e/ou Engenharia Ambiental faz toda a diferença.

6. Terapeuta Integrativo

A necessidade de ter cuidados com a saúde tanto física quanto mental nunca teve tanto destaque nas mídias. Rotinas cada vez mais corridas, cheias de obrigações, estão elevando a procura por profissionais capazes de oferecer tratamentos integrativos, além das consultas tradicionais, para estresse, ansiedade, depressão e outras doenças relacionadas ao mundo atual.

Por conta desse contexto, o mercado de trabalho valoriza profissionais com formação em áreas de saúde como Fisioterapia e Nutrição. São áreas que oferecem a chance de atuar em uma grande variedade de ambientes. No caso da formação em Nutrição, por exemplo, o graduado por atuar em consultas médicas, mas também em escolas, hotéis e na indústria alimentícia.

7. Coach Esportivo

A busca por um estilo de vida mais saudável também ressalta áreas de trabalhado ligadas ao incentivo à prática de atividades físicas. O número de pessoas que deseja mexer o corpo, mas não sabem por onde começar, é grande, o que aumenta a demanda por profissionais que atuem como coach esportivo.

O coach esportivo oferece suporte tanto para atletas quanto para pessoas que inserem atividades físicas na rotina, para definição de metas, programas de exercícios, incentivo à continuação da atividade etc. A formação educacional de quem atua nessa área envolve, por exemplo, os cursos de Educação Física e Gestão Desportiva e de Lazer.

As profissões do futuro representam oportunidades de construir uma carreira de sucesso no mundo atual. Como vimos, elas aumentam as chances de obter portas abertas no mercado de trabalho e cargos de alto nível em empresas de grande e médio porte, tanto para profissionais que construíram anos de carreira quanto para os mais jovens.

Gostou do nosso conteúdo? Para receber mais dicas e novidades sobre carreira e mercado de trabalho, assine a nossa newsletter!