Você está visualizando atualmente Qual curso fazer na faculdade? Saiba como escolher!

Qual curso fazer na faculdade? Saiba como escolher!

• Categoria do post:Educação

Entender qual curso fazer na faculdade é mais simples do que parece! Embora seja um momento decisivo na vida de uma pessoa, que envolve dúvidas e receios, existem algumas práticas que servem de primeiros passos para fazer a melhor escolha.

Independentemente da sua idade, escolher o curso superior é uma decisão que exige algumas ponderações. Antes de qualquer coisa, é importante ter foco e planejamento para evitar uma escolha errada, que resulte na sua saída do curso antes da graduação.

Separamos dicas simples que vão servir de base na hora de escolher qual curso fazer na faculdade e na pesquisa por uma boa instituição de ensino. Confira!

Saiba diferenciar as áreas do conhecimento

A maneira mais comum e simples de dividir os cursos superiores é a partir das áreas do conhecimento. Entender como os cursos se distribuem dentro dessa classificação é o primeiríssimo passo para saber qual curso fazer. Você deve se lembrar que esta é maneira como as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) dividem as disciplinas.

Ciências da Natureza

Cursos que exploram a natureza em seus diversos aspectos, inclusive aspectos do corpo humano. Alguns exemplos são: Ciências Biológicas, Educação Física e Biomedicina.

Ciências Humanas

Cursos voltados para os problemas e as soluções, oriundos das relações humanas, do aparelho psíquico e de suas criações. Alguns exemplos são: História, Serviço Social e Pedagogia.

Linguagem e Artes

Cursos voltados para as diferentes formas de expressão humana, seus métodos e suas funções na sociedade. Alguns exemplos são: Jornalismo, Música e Letras.

Ciências Exatas

Cursos que exploram campos da ciência ligados a expressões quantitativas e ao raciocínio lógico. Alguns exemplos são: Matemática, Engenharia Civil e Segurança da Informação.

A maioria dos cursos tem caráter multidisciplinar, ou seja, usa conceitos e técnicas de diferentes áreas do conhecimento. Os estudantes de Educação Física e Biomedicina, por exemplo, precisam estudar conceitos de anatomia.

Perceba com quais áreas você mais se identifica

Agora que você conhece e sabe diferenciar as áreas do conhecimento, comece a pensar com quais você mais se identifica. Inicialmente, elimine as áreas ou cursos que estão totalmente fora de cogitação. Tenha como parâmetro o que você mais gosta de fazer e estudar.

Se você gosta muito de esportes e de exercitar o corpo, priorize cursos que envolvam atividades dessa natureza. Vá reduzindo o número de possibilidades para áreas e cursos que você tem interesse e gosta bastante, até escolher o curso ideal.

Escolha entre as modalidades EaD e presencial

Outro detalhe importante é escolher entre as modalidades de ensino EaD (Ensino a Distância) ou presencial. Considere alguns fatores pessoais para tomar essa decisão, como tempo disponível para se dedicar aos estudos, ritmo de aprendizado, organização pessoal e familiaridade com ferramentas digitais.

Pesquise uma faculdade financeiramente acessível

Veja se a instituição de ensino superior na qual você quer entrar é acessível do ponto de vista financeiro. O Centro Universitário UniSant’Anna, por exemplo, concede a possibilidade de o aluno receber uma bolsa de estudos para dar continuidade à graduação e conseguir o tão sonhado diploma universitário.

Além disso, os cursos UniSant’Anna são oferecidos nas modalidades EaD e presencial, e os estudantes têm a chance de participar de uma das melhores equipes atléticas do Brasil.

Fazer um curso de nível superior abre portas para cargos em grandes empresas e expande sua visão de mundo. É uma formação educacional muito valorizada no mercado de trabalho e que agrega habilidades indispensáveis para uma carreira de sucesso. Considere as dicas que você viu até aqui para escolher qual curso fazer na faculdade.

Você já conhecia o UniSant’Anna? São quase 90 anos de tradição oferecendo cursos de ensino superior em modalidades flexíveis, que se adaptam à realidade dos estudantes. Para saber mais detalhes, acesse o site do UniSant’Anna e prepare-se agora para o amanhã!