Também conhecida como Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, a data marca o movimento paulista contra Getúlio Vargas que havia assumido o governo em 1930 por meio de um golpe de estado.
Chamado de Guerra Paulista, a Revolução Constitucionalista teve início em 09 de julho e término em 02 de outrubro com a rendição do Exército Constitucionalista. Foi o último grande combate armado no País.
A Revolução Constitucionalista é motivo de orgulho para o Estado de São Paulo, pois marca a celebração da data magna estadual, data em que o povo paulista lutou pelo regime democrático no País.
De acordo com a obra “1932: São Paulo Em Chamas”, do jornalista Luiz Octavio de Lima aponta como legado a médio prazo a convocação de uma Assembleia Constituinte e eleições gerais assim como a reabertura do Congresso. Já a longo prazo, o autor aponta para “a valorização dos preceitos democráticos e a participação popular. O conceito de cidadania, assim como a vigilância mais próxima de governados sobre governantes”.
Conheça nosso curso de História:
📌 https://unisantanna.br/cursos/graduacao/historia/
Redação: Romulo Souza Silva
Revisão: Fabiana Moreira Gaviolli
#UniSantAnnaUneVocêAoSucesso #RevoluçãoConstitucionalista #guerrapaulista #1932 #09dejulho #feriadonovedejulho #história