Você sabia que o Brasil possui o Programa Nacional de Imunizações? O PNI foi criado em 1973, e é referência internacional de saúde pública. Nosso país disponibiliza mais de 300 milhões de doses gratuitas anualmente para a população, sendo um dos países que mais oferece vacinas à população. São 19 vacinas que imunizam contra 20 doenças.
A forma mais efetiva de se proteger contra diversas doenças e de diminuir a intensidade dos sintomas é por meio da vacinação. É muito importante manter a carteirinha de vacinação atualizada, pois a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio. Vacinar-se é uma responsabilidade e compromisso social de todos nós!
Há duas fábricas brasileiras para produzir vacinas: Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e o Instituto Butantan. As vacinas disponíveis são feitas de diferentes maneiras:
📌 Vírus inativo: contém amostras do vírus morto, e é a técnica mais comum entre os imunizantes;
📌 Vetor viral: a proteína de um vírus ativo é inserida em outro vírus que não se replica no corpo;
📌 Baseadas em RNA: cientistas modificam alguns genes do vírus, e o organismo humano gera resposta imune;
📌 Subunidade proteica: são feitas com fragmentos do vírus. A proteína isolada cria um mecanismo de imunização.
🧐 Fique de olho: As reações sentidas ocorrem pois a vacina está estimulando a produção dos anticorpos e a defesa do nosso organismo.
O Ministério da Saúde disponibiliza o app gratuito VACINAÇÃO EM DIA traz informações completas sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS e possui uma função com lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.
É preciso combater fortemente a divulgação de fake news a respeito das vacinas.
Conheça nosso curso de Enfermagem:
📌 https://unisantanna.br/cursos/graduacao/enfermagem/
#VivaaCiência #VivaoSUS #UniSantAnnaUneVocêAoSucesso
Fonte: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/vacinacao-no-brasil/