Hoje comemoramos o Dia Nacional da Educação dos Surdos . Uma data criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.
Desde a antiguidade a comunidade surda luta pelo seu reconhecimento na nossa sociedade. A educação dos surdos começou no governo imperial, quando Dom Pedro II criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857.
O Imperial Instituto de Surdos-Mudos era localizado no Rio de Janeiro. A fundação do Instituto propiciou o início do processo de educação formal dos surdos no Brasil, que passaram a ter uma escola especializada e surgiu a oportunidade de criar a Língua de Sinais dos Centros Urbanos (LSCB).
O Dia Nacional de Educação de Surdos, comemorado hoje, 23 de abril, é uma data criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.
Conforme dados de 2010 do IBGE, 5% da população brasileira é formada por pessoas surdas. A parcela corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos. Atualmente, temos leis federais que incluem alunos surdos na rede pública de educação e fomentam a sua entrada no mercado de trabalho.
Portanto, o dia de hoje é uma forma de conscientizar sobre a luta pela comunicação, pelo ensino e aprendizagem de pessoas surdas e, claro, pela inclusão no mercado de trabalho.
#UniSantAnnaSemprePertodeVocê #DiaNacionaldaEducacaodosSurdos #VivaaInclusão #dianacionaldeeducacaodesurdos #educacaosurdos #inclusao #acessibilidade #linguagemdesinais
Redação: Crisnalua Souza Santos e Gabriel de Souza Telhado
Revisão: Fabiana Moreira Gaviolli