You are currently viewing 24 de Fevereiro: Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

24 de Fevereiro: Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Hoje comemoramos o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil 🗳️🙋🏻

Somente em 24 de Fevereiro de 1932 o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino, mas antes disso, a vida política das mulheres era quase nula. Porém esse direito era somente concedido a mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas que viviam com renda própria. Felizmente essas limitações deixaram de existir em 1934 com a publicação da Nova Constituição de 1934, quando o voto feminino foi estendido às mulheres solteiras.

A história do voto feminino começa no segundo reinado, quando as mulheres começaram a reivindicar seus direitos. No ano de 1880, Isabel de Mattos Dillon foi a primeira mulher a votar, pois a lei vigente dizia que todo o brasileiro com um diploma podia votar. No ano de 1919 Bertha Lutz montou um projeto de lei que foi apresentado pelo senador Justo Chermont (PA). Entretanto o projeto foi esquecido e arquivado. No ano de 1927 o Rio Grande do Norte permitiu que as mulheres votassem e no ano seguinte mais de quinze mulheres se inscreveram para votar, mas tiveram seu registro negado.

Houveram diversas lutas para a conquista do voto e precisamos sempre recordar desses fatos, para não cometer os mesmos erros do passado.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral – https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Fevereiro/dia-da-conquista-do-voto-feminino-no-brasil-e-comemorado-nesta-segunda-24-1

Arte: Diana Campos Lopes

Texto: Gabriel de Souza Telhado, aluno de Jornalismo, estagiário da área de Comunicação Interna

#UniSantAnnaSemprePertodeVocê #VotoFeminino #unisantanna #DireitoFundamental