25 de setembro: Dia Nacional do Rádio

25 de setembro: Dia Nacional do Rádio

  • Post category:UniNotícias

A data nacional comemorativa do Rádio é em homenagem à data de nascimento do Pai do Rádio Brasileiro, Edgard Roquete Pinto. O rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação de massas, informando e contribuindo para as transformações da vida moderna.

Em 20 de abril de 1923, há 97 anos, nascia a primeira emissora no país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada pelos pesquisadores Edgard Roquette-Pinto, Henrique Morize e outros membros da Academia Brasileira de Ciências. A primeira transmissão foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do primeiro centenário da independência com o discurso do então Presidente da República, Epitácio da Silva Pessoa.

Roquette-Pinto tinha por objetivo difundir conteúdos culturais e educativos para o máximo de pessoas. A rádio foi custeado pelos pesquisadores, até quem em 1936, já sem capital para expansão, conforme decreto de Getúlio Vargas, a rádio foi então doada ao Ministério da Educação e Cultura, surgindo então em 07/09/1936, a Rádio MEC, hoje Rádio MEC AM.

Conheça o curso de Rádio, Tv e Internet do UniSant’Anna: https://unisantanna.br/cursos/graduacao/radio-tv-e-internet/

Conheça os programas da Rádio U, a rádio do UniSant’Anna.

Arte: Diana Campos Lopes