Alunos de Arquitetura e Engenharias revitalizam praça no bairro de Pirituba

Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias participaram do 6º encontro com Movimento Boa Praça, que consiste na revitalização de praças. Em 20 e 21.10.2018 foram feitos serviços de limpeza e pintura da quadra de futebol e conserto e pintura das traves da Praça Chapada dos Guimarães,  no bairro de Pirituba, com o objetivo de melhorar as condições da praça para que o espaço possa ser utilizado pela comunidade. Há uma ONG que atende 120 crianças, em estado de vulnerabilidade, cuja sede não tem espaço para brincadeiras ao ar livre. A proposta é criar estes espaços de convívio e brincadeiras ao ar livre, na praça em frente.

A Praça é bem grande e arborizada. Porém, está repleta de lixo e entulho. Existem duas quadras, que precisam de manutenção. Como a praça está implantada num terreno com desnível bem acentuado, há necessidade de execução de uma escada. Também será necessário um projeto de condução das águas pluviais. A proposta é instalar brinquedos de madeira para as crianças, uma área de brincadeiras, horta, uma pista de skate e um espaço sombreado, com pérgolas e mesas. Há necessidade, também, do desenvolvimento dos projetos de paisagismo, circulação, mobiliário urbano, sinalização, segurança, limpeza etc.

“Os jovens adolescentes estavam motivados, são rápidos e práticos. Queriam ver a quadra pronta para jogar uma partida de futebol. Foi muito gratificante poder colaborar e perceber que podemos oferecer mais oportunidades de lazer e estudos para as crianças e jovens a fim de evitar tantos desvios de conduta”, informa a professora Elizabeth Soares.