No momento você está vendo Alunos de Geografia e Pedagogia participam do Festival Guarani de Cultura e Arte

• Post category:UniNotícias

Os alunos do UniSant’Anna foram convidados pelo NASA (Núcleo de Ação Socioambiental) a participar do Festival Guarani de Cultura e Arte – Parque Estadual Jaraguá, em 14 e 15.04.2018.

O evento marcou e sensibilizou a população da cidade, especialmente, os moradores que vivem no entorno do parque, sobre a resistência e a cultura dos povos indígenas guaranis, nesse espaço que tanto os segregam.

No festival houve a presença de alunos e professores de vários cursos, principalmente dos cursos de Pedagogia, Geografia, Música e Educação Física.

“A participação nesse evento permitiu a reflexão de diversos temas e conceitos que já foram trabalhados em sala de aula, em diversos conteúdos. Este foi um momento em que pudemos vivenciar a prática, a cultura e a luta do povo Guarani para se manter nesse espaço tão desigual”, considera a aluna Viviane Amaro do curso de Bacharelado em Geografia.

“Vale lembrar que o NASA não atua sobre as questões indígenas somente na semana do índio. Este é o terceiro semestre consecutivo em que os alunos conhecem uma aldeia, dentro e fora de São Paulo”, informa o Coordenador do curso de Pedagogia e Geografia, Jonatas Januário da Silva.

Ações voluntárias realizadas em 2017

Em 2017, os alunos também fizeram um dia de vivência e deram apoio ao projeto de reflorestamento na Aldeia Kalipety na terra indígena Tenondé-Porã, (Zona Sul de São Paulo). E no segundo semestre houve um dia de vivência com alunos, familiares e a comunidade na Aldeia Tabaçu Rekó Ypy (Peruíbe). Nesta ocasião foram entregues mais de 700 kg de alimentos doados pelos alunos, em parceria com a índia We’e’na, da aldeia Ticuna (Amazonas), que fez uma palestra sobre educação alimentar indígena. Logo após o Cacique da Aldeia Guarani de Itaoca – Mongaguá-SP, Robson Miguel, considerado um dos maiores violonistas do mundo, promoveu um workshop de música.