Alunos de História mergulham nas memórias da Região da Luz de São Paulo

O Projeto Conhecendo SP, do Curso de História e de Arquitetura e Urbanismo do Unisant’Anna realizou um passeio pedagógico na Região da Luz em São Paulo, em 01.09.2018, visitando o Parque da Luz, as Estações de Trem da Luz e Júlio Prestes, a antiga Estação Rodoviária da cidade, a Secretaria de Cultura do Estado, a Estação Pinacoteca e o Memorial da Resistência, refletindo sobre as diversas histórias e memórias de São Paulo.  O projeto é aberto à comunidade interna (alunos, professores, funcionários) e externa. No passeio, a atividade contou com a participação de alunos e alunas dos cursos de Engenharia Ambiental, História, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem e Fisioterapia.

Ao longo do passeio foram destacados os diversos projetos de urbanização e expansão urbana que foram desenvolvidos na região central da Luz e dos Campos Elíseos, desde as últimas décadas do século XIX ao longo do século XX, chegando aos dias atuais e as disputas envolvendo o Projeto Nova Luz.

A história da região da Luz está associada: ao crescimento da produção cafeeira no Estado de São Paulo e seu impacto na expansão econômica do Estado e do Brasil; ao desenvolvimento das ferrovias no país; aos processos de modernização. Bem como, na década de 1920 e 1930, ao declínio do café; à falência de senhores do Café; à migração em massa para São Paulo nos fins do século XIX e dos anos 1950 em diante.

Foram realizadas reflexões sobre a construção da história e da memória, as disputas entre vivibilidade e ocultamento de dadas memórias, como no caso das violências desenvolvidas na última ditadura (1964-1985) brasileira e simbolizada no Memorial da Resistência, antiga sede do Departamento de Ordem Política e Social (polícia dedicada à perseguição política) e que hoje desenvolve trabalhos de defesa e promoção dos Direitos Humanos, além de manter viva a memória das lutas contra a ditadura e da violência e abusos do Estado autoritário na época da ditadura.

No aspecto arquitetônico destacou-se a história e os estilos da Estação da Luz e do Parque da Luz em suas diferentes épocas, usos e sentidos. A observação da Cracolândia (ao lado da Estação Júlio Prestes) levou a reflexão dos dilemas, conflitos e dramas que atravessam nossa sociedade atualmente.

A nova etapa do Projeto Conhecendo SP acontecerá em 06.10.2018 na região do Museu da Imigração e do Brás.