As atividades acadêmicas complementares são componentes curriculares de caráter acadêmico-científico e cultural, cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
As Atividades Complementares tem por finalidade diversificar, enriquecer e ampliar a formação do aluno, oferecendo espaço para conhecimento, discussão e aprofundamento de temas relacionados à prática, através da sua participação em tipos variados de eventos. As atividades complementares serão desenvolvidas a partir de:
1) Participação em palestras, seminários, congressos e conferências oferecidos pela própria instituição ou por outros cursos, centrados em temas polêmicos e atuais, com a participação de profissionais, professores e especialistas de destacado renome, em múltiplas áreas;
2) Participação e realização de pesquisas teóricas e/ou empíricas, de modo a visualizar os fenômenos nas projeções sociais e reais, não simplesmente interagindo mas construindo-as;
3) Prestação de serviços como extensão à comunidade, sobretudo à população carente, com questões ligadas à cidadania, família, saúde, educação, moradia, meio ambiente, inclusão digital dentre outras, experimentando a função social do conhecimento produzido;
4) Participação na prática da iniciação científica que se dará como atividade investigativa, realizada no âmbito de projetos de pesquisa, sob supervisão de professor qualificado, visando ao aprendizado de métodos e técnicas científicas e ao desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade;
5) Participação em atividades didáticas, como visitas e viagens técnicas que despertem o interesse e a capacitação dos alunos a harmonizarem conteúdo e metodologia do ensino nas suas áreas específicas de formação superior.
Estas atividades complementares se desenvolvem em níveis:
- Instrumento de integração e conhecimento do estudante com a realidade social e econômica – através de estágios extracurriculares em instituições conveniadas que permitam ao estudante o contato próximo com a realidade social e cultural da comunidade e com os serviços administrativos em geral.
- Instrumento de iniciação científica – na forma de monitoria, pesquisa orientada e extensão com vistas a incentivar a investigação científica, propiciando a criação e difusão dos conhecimentos científicos, condizentes com a filosofia do curso, ao tempo que possibilitará ao estudante intensificar sua aprendizagem de acordo com suas pretensões futuras de ensino, pesquisa e atividades na esfera privada e/ou pública onde exercitará os referidos conhecimentos. Estas atividades poderão ser desenvolvidas de acordo com os programas do UniSant’Anna, programas institucionais ou poderão ser voluntárias, desde que atendam às exigências do Colegiado do Curso. Dentro desse nível, especial destaque é dado ao Trabalho de Conclusão de Curso.
O Regulamento das Atividades Complementares fixarão a carga horária válida para cada atividade, respeitando o limite máximo de aproveitamento de cada uma, de acordo com normas próprias.
O Centro Universitário Sant’Anna possuirá mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou à distância, desde que atendido o prazo mínimo, estabelecido pela instituição, para a conclusão do Curso. A validação da atividade complementar desenvolvida deverá ser feita junto à coordenação das atividades complementares, mediante apresentação do formulário preenchido, o documento original de comprovação de realização da atividade e uma cópia do documento.
Somente serão integralizadas ao Histórico Escolar, as Atividades Acadêmicas desenvolvidas após o ingresso no Curso, inclusive nos casos de transferência. Situações peculiares e especiais serão analisadas pelo Colegiado e Coordenação do Curso.