No momento você está vendo Curso de Enfermagem do UniSant’Anna atua em campanha de vacinação em SP

Curso de Enfermagem do UniSant’Anna atua em campanha de vacinação em SP

• Post category:UniNotícias

Os alunos do curso de enfermagem do UniSant’Anna estão realizando uma série de trabalhos de estágio voluntário nas ações de imunização da sociedade sob a supervisão da coordenação do curso, Profa. Me. Elizia Esther Calixto. Acima de tudo e do aprendizado do estágio, a coordenação atua incisivamente junto aos alunos quanto às questões de prevenção e segurança para com os profissionais da saúde que trabalham nessa linha de frente de atendimento à sociedade.

O UniSantAnna têm um imenso orgulho e parabeniza a coordenação do curso, aos professores e todos os alunos que estão estagiando nesse momento tão importante para a saúde pública da nossa sociedade.

Os alunos participaram do mutirões de vacinação contra o Influenza que está sendo realizado por etapas, confira o cronograma de vacinação:

1° etapa – 23/03 – Idosos (60 e + anos) e trabalhador da saúde.
2° etapa – 16/04 – Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento
3° etapa – 09/05 – Crianças ( 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza será no dia 9 de maio. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

A Vacina

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, tornando possível descartar os vários tipos de gripe durante a triagem da população que foi vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição:

A/Brisbane/02/2018 (H1N1) pdm09
A/South Austrália/34/2019 (H3N2)
B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

É possível procurar pela unidade de vacinação mais próxima por meio do link disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo. Há diversas unidades básicas de saúde, escolas ou centros comunitários, funcionando como postos de vacinação com a finalidade de evitar a aglomeração e o contágio pelo novo coronavírus.

Pontos de Vacinação – Influenza 2020 – São Paulo

O UniSant’Anna apoia a participação de alunos, mesmo que voluntariamente, apenas mediante às devidas orientações e da ciência por meio de termo de consentimento livre e esclarecido

Fonte: Vacinação contra Influenza começa segunda-feira 23 de março. Secretaria Especial de Comunicação. Prefeitura de São Paulo. Disponível em: < http://www.capital.sp.gov.br/noticia/vacinacao-contra-influenza-comeca-segunda-feira-23-de-marco>. Acesso em: 22 mar. 2020