ENFERMAGEM (Bacharelado) – 8 SEMESTRES

Horário: matutino, das 07h30 às 11h; noturno, das 19h10 às 22h40
Coordenadora: Profa. Cecilia Juliani Aurélio

SOBRE O CURSO

O curso de bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Sant’Anna forma profissionais capazes de mobilizar conhecimentos teórico-práticos para proteger, promover, manter e restabelecer a saúde humana e coletiva, com capacidade autônoma e criativa de agir em diversas situações profissionais. Além disso, segundo a organização do currículo, o curso de Enfermagem proporciona ao estudante o aprendizado integrado dos conteúdos de forma que o conhecimento aprendido não se torna passível de esquecimento, mas sim, constantemente relembrado e usado em situações práticas ao longo do curso.

O profissional pode atuar em diversos campos em que se faz necessária a avaliação do estado de saúde e a adoção de medidas de conduta para promoção e educação na saúde individual e coletiva, desde hospitais e Unidades Básicas de atendimento à Saúde, clínicas, no atendimento domiciliar, ou, ainda, em empresas e órgãos governamentais. Sendo assim, atua na assistência de saúde individual até a promoção da saúde coletiva.

Considera-se interessante destacar que a carreira do enfermeiro pode  voltar-se para a educação continuada  através de cursos de pós-graduação, destacando-se na carreira acadêmica e de pesquisa. Outro campo de atuação promissor para o enfermeiro é a atuação em programas de gestão de qualidade do atendimento em hospitais ou clínicas bem como na biossegurança em Unidades de Saúde, com atuação no controle dos riscos à saúde e da infecção hospitalar.

O curso apresenta diferentes espaços formativos que proporcionam a integração com outros alunos da área da saúde favorecendo, assim, práticas de estudos em equipes multiprofissionais em formação, o que vem ao encontro das políticas de saúde brasileiras, assim como a vivência de práticas na comunidade de forma a simular a atuação profissional, além de aulas práticas e simulações em laboratório. Soma-se, ainda, a experiência prática nos campos de estágio, que habilita o estudante a atuar nas áreas da Enfermagem Clínica ou no Gerenciamento das equipes de enfermagem. O estágio curricular supervisionado é realizado no horário normal de aulas no último ano do curso, em hospitais e Unidades Básicas de Saúde.