Os Estágios Curriculares Supervisionados são entendidos como momentos de articulação entre teoria e prática na formação profissional em cursos de graduação. A sua presença nas grades curriculares dos diversos cursos é ditada pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos de ensino superior, atentando-se para a diversidade das modalidades de estágio segundo a natureza, características e especificidades dos cursos de graduação (presencial, não- presencial e delicenciatura).
É o exercício da prática profissional supervisionada, cuja obrigatoriedade está estabelecida na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
No decorrer do estágio supervisionado, o aluno terá de apresentar um relatório de atividades ao professor supervisor de estágio. Tal relatório será avaliado, cabendo o resultado “aprovado” ou “reprovado”.
O aluno que realiza o estágio obrigatório deve ter, na parte concedente, um supervisor de estágio com formação na área de engenharia.
As atividades de Estágio Curricular Supervisionado são obrigatórias por lei para cursos das áreas de Saúde e Licenciatura. A sua carga horária total é fixada conforme a área de formação profissional. Uma vez determinada a sua inserção na grade curricular, o Estágio Curricular Supervisionado passa a ter obrigatoriedade no referido curso.
Desse modo, as Diretrizes Curriculares dos Cursos de graduação vão ao encontro das necessidades e dos princípios da educação nacional, estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96, Art. 53, I e II, que versa sobre a autonomia das instituições de ensino superior:
- – criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos nesta Lei, obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino;
- – fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
As atividades de Estágio Supervisionado constituem ações que devem ser desenvolvidas próximo às etapas finais de formação (a partir da metade do curso e, preferencialmente, respeitadas as necessidades de cada curso), onde os acadêmicos terão condições de correlacionar aspectos teóricos anteriormente estudados ao exercício profissional por meio de atividades diversificadas, estabelecidas em função da natureza e dos objetivos do projeto pedagógico dos cursos.
O UniSant´Anna possui um Regulamento Geral de Estágios, que organiza e padroniza minimamente os estágios curriculares supervisionados nos seus campi, além de regulamentos específicos adequados às áreas de formação do Centro Universitário.
Um dos meios de realizar a aproximação entre a Instituição de Ensino e a Comunidade durante o processo de formação do aluno, se dá por meio de estágios supervisionados, onde os estagiários são inseridos em situações reais de trabalho, mobilizando e articulando conhecimentos teóricos e específicos pertinentes aos seus cursos ao contexto prático.
O Centro Universitário Sant’Anna entende o Estágio Curricular Supervisionado como uma atividade formativa que visa a articulação teoria-prática na construção e no aprofundamento de habilidades e competências pertinentes à formação profissional dos acadêmicos. Ao longo da história da educação brasileira, essa atividade formadora tem sido algo de discussão de especialistas que, preocupados com o real aproveitamento do estágio na formação acadêmica discente, propõem mudanças em sua concepção e realização. Leis e decretos das décadas de 1960 e 1970 já regulamentavam essa etapa da aprendizagem discente nos níveis médio e superior. Hoje, tal atividade é atualmente regulamentada pela LDB – Lei 9394, de 1996, e pelos Pareceres do Conselho Nacional de Educação, e tida como obrigatória na integralização da carga horária dos cursos do Centro Universitário Sant´Anna.
A atividade de Estágio Supervisionado possui caráter singular e relevante na formação profissional e no desenvolvimento do pensamento crítico do acadêmico. Por meio da relação entre os aspectos teóricos e práticos, em situações reais de aplicação de conhecimentos, o discente desenvolverá de modo mais amplo e complexo habilidades e competências pertinentes à sua área de atuação no mundo do trabalho.
Entende-se que as atividades planejadas para a modalidade do Estágio Curricular Supervisionado devem ter relação direta e intrínseca com os conteúdos, conceitos e temas das várias áreas de formação e atuação profissional, bem como abranger e se preocupar com o exercício construtivo e de aprimoramento de habilidades, competências e atitudes pertinentes à qualificação profissional, ao exercício do pensamento crítico e à promoção da ética profissional.
O Estágio Supervisionado é compreendido como uma atividade autodidata, ficando o seu desenvolvimento sob a responsabilidade do Coordenador Geral de Estágios Curriculares Supervisionados. Cabe ao aluno procurar a instituição onde será realizada tal atividade, que deve ser registrada em documentação específica, conforme a natureza do curso no qual o acadêmico está matriculado.
Do ponto de vista da organização e das competências profissionais para a realização dos Estágios Supervisionados do Centro Universitário Sant´Anna, tem-se:
Coordenador de Estágios Curriculares Supervisionados do curso, a quem cabe coordenar, acompanhar e orientar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, auxiliando o Estagiário e seu Supervisor da Empresa, durante todo o período de duração dos trabalhos; orientar e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos durante o Estágio Supervisionado; manter contato com o Supervisor do Estagiário na Empresa; avaliar a documentação entregue pelos alunos e empresa; acompanhar o cumprimento das etapas previstas pela Coordenadoria de Estágio; avaliar periodicamente o estagiário, indicando, se necessário for, as alterações cabíveis; estar atento à postura ética que o trabalho requer;
Supervisão de Estágio da Empresa com a tarefa de introduzir o aluno estagiário na empresa; orientar, acompanhar e organizar as atividades práticas do estagiário na empresa; oferecer os meios necessários à realização de seus trabalhos; auxiliar o estagiário nas suas dificuldades, medos e ansiedades; manter contato com a instituição, quando necessário; encaminhar a documentação comprobatória de Estágio no período requerido;
Estagiário, que deverá identificar a empresa onde irá desenvolver o estágio; providenciar documentação exigida, acatando as exigências legais do Centro Universitário; identificar o responsável pela supervisão dos trabalhos a serem desenvolvidos na empresa; cumprir as tarefas que lhe forem atribuídas em conformidade com o planejamento de estágio; cumprir as normas estabelecidas pela Coordenadoria de Estágio; apresentar, no prazo requerido, a documentação comprobatória de realização de Estágio Supervisionado de acordo com os solicitantes.
O Estágio Supervisionado objetiva propiciar a complementação do processo de ensino- aprendizagem, integrando o conteúdo curricular do curso, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e formação profissional dos acadêmicos, estabelecendo contatos com empresas privadas e instituições públicas locais. Para tanto, prioriza-se o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes próprias do mundo do trabalho em relação direta à qualificação do profissional formado nas áreas da Saúde, Humanas (Licenciatura) e Exatas, além do ensino tecnológico, com enfoque transdisciplinar.