LETRAS (PORTUGUÊS-INGLÊS) – LICENCIATURA

Dúvidas: (11) 2175-8000

SOBRE O CURSO

A Licenciatura em Letras Português e Inglês do UniSant’Anna visa a formação de professores  críticos e autônomos. Para tanto, promove a reflexão sobre a linguagem como um fenômeno complexo, de natureza psicológica, educacional, social, histórica, cultural, política e ideológica por meio da fundamentação das perspectivas teóricas para a investigação linguística e literária. As competências que serão trabalhadas durante o curso dizem respeito ao domínio da língua portuguesa e da língua inglesa em suas modalidades oral e escrita. O estudo das línguas será realizado dentro de um contexto sociocultural, que também deve ser apreendido pelo aluno. Assim, as manifestações culturais, em especial as literárias, são objeto de análise no curso de Letras. Para promover o desenvolvimento das competências esperadas são empregadas metodologias de ensino ativas por meio das quais o aluno é incentivado à descoberta e à produção de conhecimento a fim de se tornar um profissional pesquisador, reflexivo e autônomo.

MERCADO DE TRABALHO

O aluno após a formação encontrará oportunidades de emprego em: escolas de idiomas; escolas de ensino fundamental e médio; cursos preparatórios para concursos e vestibular; universidades; editoras; agências de publicidade; emissoras de TV e rádio; departamento de comunicação em empresas privadas.

DIFERENCIAIS

Além das competências linguísticas, que são o objeto de ensino professor de Letras, o curso promove também o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício da docência. O curso de Letras faz parte de um programa de formação de professores que integra os currículos das licenciaturas. Nesse programa, o aluno de Letras terá a oportunidade de participar de diferentes espaços formativos – com os colegas de curso, nas unidades específicas de Letras e com os colegas que se tornarão professores, mas de outras especialidades. Conforme a proposta de currículos integrados adotada pelo UniSant’Anna,  existem ainda momentos que são compartilhados com os alunos dos diferentes cursos nos componentes de formação geral, que são ofertados para todos, independentemente da formação escolhida. Essa integração contribui para a construção de uma ambiência universitária interessante  e verdadeira, em que a convivência entre os futuros profissionais das diferentes áreas é promovida e incentivada  para o enriquecimento da formação de todos.

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular do curso de Licenciatura em Letras – Português-Inglês