Pare pra Pensar aborda adicção como doença de toda a família

Pare pra Pensar aborda adicção como doença de toda a família

  • Post category:UniNotícias

O Pare pra Pensar voltou com força total e está tratando de temas relativos à saúde mental que devem ser cada vez mais discutidos afim de desmistificar e quebrar preconceitos. 💛

A pandemia COVID-19 tornou-se uma das principais preocupações internacionais em relação ao seu impacto na saúde mental. No estudo realizado pelo IPq, do Hospital das Clínicas-HCFMUSP, observou-se:

“maior consumo de drogas, fumo, medicamentos e alimentos em 40,8%. Quase metade dos participantes expressou sintomas de depressão (46,4%), ansiedade (39,7%) e estresse (42,2%). Estes foram maiores em mulheres, pessoas sem filhos, estudantes, pacientes com doenças crônicas e pessoas que tiveram contato com outras pessoas com diagnóstico de COVID-19.”

Um dos temas que trataremos nessa sétima temporada é a dependência química, doença reconhecida pelo Organização Mundial da Saúde. Toda a família do dependente químico é atingida devido ao sofrimento emocional e muitas vezes fisicamente, também. A família precisa de ajuda tanto como o dependente químico.

No período de março a junho, entre os anos de 2019 e 2020, houve um aumento de 54% internações hospitalares decorrentes de drogas ilícitas no SUS, segundo dados do Ministério da Saúde.

A OMS relatou que as altas taxas de stress associadas a acontecimentos catastróficos, como a pandemia do novo coronavírus, induzem ao uso abusivo de álcool e drogas e, nos casos mais dramáticos, ao comportamento suicida.

Para tratar desse assunto, amanhã, receberemos no Pare pra Pensar a mãe de dependente químico – adicto, Damaris Almeida dos Santos.

Será às 19h pelo instagram @unisantanna
Corra e faça já a sua inscrição para obter o certificado e horas de AC. 🤗
👉 https://tinyurl.com/pareprapensar7

O Pare pra Pensar 🤔 retornou com a 7ª temporada, com o tema: Saúde Mental. 🤩 Vai até 30/09, sempre às 19h , pelos canais do instagram:
📲 instagram.com/unisantanna
📲 instagram.com/faculdadespromovebh

Arte: Diana Campos Lopes

Confira aqui a programação completa e faça já sua inscrição gratuitamente! Os certificados serão emitidos apenas para quem realizar a inscrição: 🤓
👉 https://unisantanna.br/uninoticias/unisantanna-faculdade-promove-e-faculdade-kennedy-realizam-serie-de-lives/

Caso você queira saber mais sobre como buscar ajuda, você tem mapeado por região instituições de apoio para cada necessidade. Confira:
📌 https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/app-sagi/geosagi/maps/?g=1

#UniSantAnnaUneVocêAoSucesso #ParepraPensar #7temporada #SaúdeMental