Por que optar por Música?

• Post category:UniNotícias

Entrevista com o Coordenador de Música Prof. Me. Abdnald Santiago

Batemos um papo com o professor e coordenador do curso de Música, Abdnald Santiago e preparamos essa matéria especialmente pra você que é apaixonado por música e quer saber mais detalhes sobre o curso!

Música é aquele tipo de profissão que só dá certo se você for aquele tipo de pessoa que nasceu pra isso, com o dom, certo? Errado! Segundo o professor, é uma profissão como qualquer outra, que requer acima de tudo, muita dedicação e ralação nos estudos. Você pode sim viver de música. UAU! Mas como? O coordenador (que cá entre nós, tem um baita currículo) vai contar pra vocês alguns – vários – motivos pra escolher o nosso curso de música.

“Um corpo docente totalmente qualificado, recheado de mestres e doutores que já passaram por um processo seletivo diferenciado, o que faz com cheguem aqui com bagagem, preparados para ministrar aulas para nossos alunos especiais.” O público é diferenciado porque somos os únicos que não pedem a realização da Prova de Habilidade Específica. Esse é, sem dúvida, um diferencial. Além de claro, a localização, já que estamos pertinho do metrô Portuguesa – Tietê.

O curso de Música do UniSant’Anna forma o profissional técnico, o aluno enquanto artista e  profissional da área de humanas. “São disciplinas que trabalham essas 3 vertentes, inclusive, uma das matérias que tivemos no primeiro semestre de 2018 (e teremos em todos os primeiros períodos daqui em diante) é Empreendedorismo.  O aluno poderá entender como vai prospectar recursos da carreira dele no século 21, que é diferente de um modelo de 50 anos atrás, onde a pessoa se formava e o fato dela ter um diploma universitário já era uma garantia de emprego. Hoje, não é assim. Então, é o UniSant’Anna olhando para o futuro.” – afirma o professor.

Ele também nos contou algumas histórias muito bacanas de alguns alunos e ex-alunos, como por exemplo a do Ed, um ex-colaborador da universidade que decidiu cursar Música porque era uma paixão, mas tudo que aprendeu foi sozinho. E na primeira prova, levou um baque: logo de cara tirou zero. Naquele momento pensou em desistir, mas o incentivou a continuar. Pouco depois, na famosa avaliação de percepção, o Ed foi o único entre 140 alunos a gabaritar. Hoje, é um músico renomado, com a agenda super lotada! “Já o chamamos pra tocar com a Big Band (aqui do UniSant’Anna) e ele nos disse que não poderia atender agora, só poderia daqui 6 meses! A carreira dele decolou e não foi sorte, foi trabalho duro. Essa é a questão”, diisse o professor, que também nos contou um pouquinho da sua trajetória: começou aos 3 (!!!) anos já que sua escola oferecia o curso de música e sua mãe sempre fez questão que ele estivesse inserido nesse campo da arte; aos 5, foi estudar piano com uma professora muito exigente, Edná Pinheiro. “A professora Edná foi muito importante pois trouxe um universo de ser músico pra mim.” Depois foi pra Escola Municipal de Música e estudou 8 anos de piano e depois mais 8 anos de trombone. Ele garante que quando chegou foi o pior aluno de trombone que o prof. Donizete Fonseca teve, porque tinha muita dificuldade em tocar o instrumento. Mas ele nunca desistiu. “Essa é a palavra de ordem!” Daí vieram as orquestras, e depois reencontrou o professor Donizete em sua graduação na USP. Da USP ele foi pra Liszt Academy em Budapeste, na Hungria. Lá, teve aula com o professor Gustaf Houner, fez a pós-graduação e voltou para o Brasil. Tocou nas Orquestras Sinfônicas da USP, de São Caetano do Sul, de São Bernardo do Campo, de Diadema… Lembra que falamos que ele tem um BAITA currículo? Pois é! E não para por aí: o mais legal, é que se formou na Hungria em 2006 e até hoje é convidado para retornar à Europa para fazer participações em concertos, em grupos de câmaras… Daí começou o magistério: foi professor no Instituto Adventista de Ensino, nas Universidades Federais de Goiás e do Mato Grosso; e hoje em dia, leciona em três universidades. O professor garante que é recompensador poder formar pessoas que tenham pensamento crítico e que exerçam a profissão com segurança.

No UniSant’Anna temos duas habilitações para o curso de música: Licenciatura – forma essencialmente profissionais para que atuem nas escolas e em projetos sociais – e  Bacharelado, que são as habilitações em instrumento (canto, guitarra, violão, contrabaixo, trompete, trombone, piano, bateria, regência e composição).

Se em algum ponto desse texto você se identificou ou se após a leitura desse texto você decidiu que (PLAFT) é música que eu quero pra minha vida, ou se você já estava decidido que era essa a sua paixão, mas tinha insegurança em relação a profissão, esse é o seu momento! Só clicar aqui e se inscrever gratuitamente em nosso vestibular. Você pode concorrer a bolsas de estudos de até 90%!

Vamos viver o novo juntos!