Projeto Conhecendo SP do curso de História visita o Parque da Juventude

O Projeto Conhecendo SP do curso de História do UniSant’Anna realizou um passeio pedagógico na Zona Norte de São Paulo, em 11.08.2018, visitando o Parque da Juventude, o Museu Aberto de Arte Urbana, e refletindo sobre histórias da Rua Voluntários da Pátria. Aberto à comunidade interna (alunos, professores, funcionários) e externa, a atividade contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, História, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem e Fisioterapia.

Ao longo do passeio foram apontadas as relações entre o bairro de Santana e a História da urbanização de São Paulo, uma vez que no início do século XX a região era área rural da cidade e já nos anos 1950 sofreu importantes mudanças no seu território, com a construção do Aeroporto Campo de Marte, da Penitenciária Estadual (no complexo do Carandiru), e nos anos 1980, com o metrô, o bairro passou por alterações significativas.

Na rua Voluntários da Pátria, antiga Estrada para Bragança, foram apontadas as relações da rua com a história de Santana, e o seu nome com a Guerra do Paraguai e o destacamento de homens “voluntários” – escravos, indígenas, setores empobrecidos – que lutaram nesse conflito.

No Museu Aberto de Arte Urbana, localizado à Av. Cruzeiro do Sul, foi estimulada a reflexão sobre a ocupação do espaço público por expressões artísticas urbanas e o significado que elas têm na leitura poética e crítica da cidade.

No Parque da Juventude, inaugurado em 2003, foram levantadas questões sobre a preservação ou o apagamento da memória, a construção de invisibilidades sobre experiências sociais,  no local em que o parque está instalado havia o Complexo Penitenciário do Carandiru, que em parte foi demolido depois do Massacre do Carandiru, que deixou ao menos 111 mortos e centenas de feridos. Na área do Parque, paisagisticamente muito aprazível, ainda existe a antiga Penitenciária Estadual, inaugurada em 1920, que deu início ao complexo prisional.