FISIOTERAPIA (Bacharelado) – 10 SEMESTRES

  • Categoria do post:UniNotícias

Dúvidas: (11) 2175-8000
Horário das aulas:matutino, das 07h30 às 11h; noturno, das 19h10 às 22h40
Coordenador:
 Prof. Me. Sergio Ayama

SOBRE O CURSO

A Fisioterapia é a ciência que estuda, faz o diagnóstico, previne e reabilita pacientes com distúrbios do movimento gerados por doenças em órgãos e sistemas do corpo humano. Tem o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitar) as funções dos sistemas afetados. O curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Sant´Anna forma os profissionais para atuarem nos diferentes níveis de atenção à saúde, desenvolvendo conhecimentos e ações de prevenção de danos, recuperação da saúde e a sua reabilitação.

O curso dispõe de um currículo integrado por competências, no processo ensino-aprendizado, focado no estudante, utilizando uma metodologia ativa. Além disso, segundo a organização do currículo, o curso de Fisioterapia proporciona ao estudante o aprendizado integrado dos conteúdos, de forma que o conhecimento aprendido não se torna passível de esquecimento, mas sim constantemente relembrado e mobilizado em situações práticas ao longo do Curso.

O currículo prevê a introdução gradativa de práticas profissionais desde seu início à medida que possui uma excelente infraestrutura de laboratórios para as práticas de ensino. O curso apresenta diferentes espaços formativos que proporcionam a integração com outros alunos da área da saúde, compondo práticas de estudos em equipes multiprofissionais em formação, o que vem ao encontro das políticas de saúde brasileiras, assim como a vivência de práticas na comunidade, de forma a simular a atuação profissional. O curso conta com uma clínica-escola e parcerias com hospitais e centros de saúde para os estágios e práticas clínicas.

Seu corpo docente é constituído por mestres e doutores, especializados em cada área de abrangência. Após a sua formação, o egresso poderá atuar em vários segmentos da saúde, tais como: consultórios, asilos, clínicas e centros de reabilitação, escolas, clubes, hospitais, unidades de saúde e empresas. Considera-se interessante destacar que a carreira do fisioterapeuta pode voltar-se para a educação continuada por meio de cursos de pós-graduação, destacando-se na carreira acadêmica e de pesquisa.