Você está visualizando atualmente 07 de abril: Dia do Jornalista

07 de abril: Dia do Jornalista

Hoje comemoramos o Dia do Jornalista 📰 🖥️ 📝 📻 🎤

O Dia do Jornalista remete à data da renúncia de Dom Pedro I e fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centenário da abdicação. A data também está ligada à memória de Giovanni Battista Líbero Badaró, jornalista, político, médico italiano e domiciliado no Brasil, que foi assassinado, em 22 de novembro de 1830, por inimigos políticos na rua da sua residência, hoje chamada Rua Libero Badaró, no centro da capital Paulistana.

Badaró era redator do seu periódico Observador Constitucional que fazia oposição à Dom Pedro I. Confira a edição Edição 00009/Ano 1829. O veículo circulava duas vezes por semana. Clique no link a seguir e confira as edições do periódico entre os anos de 1828 e 1831.

Observador Constitucional

Fonte: Biblioteca Nacional

O jornalista lutava pela liberdade de expressão o que incomodava o regime vigente na época, antes de falecer ele proclamou:

“Morre um liberal, mas não morre a liberdade.” (BADARÓ, 1830)

Sua morte acabou culminando na queda de Dom Pedro I, em 07 de abril de 1831.

A profissão

A profissão de jornalista não está mais diretamente ligada somente às reportagens de televisão e rádio. Atualmente, existem diversas áreas de atuação que são extremamente importantes para que a sociedade tenha acesso à informação de interesse público e devidamente apuradas. Dentre as áreas de atuação do jornalista estão a assessoria de imprensa, social media, fotojornalismo, radiojornalismo, jornalismo digital, checador, jornalismo científico e empresarial.

O jornalista ainda pode atuar com sucesso em jornais, rádios, TVs, editoras, revistas, gráficas, agências de notícias, assessorias, organizações governamentais, sites, assessoria de comunicação, produtoras e empresas de eventos. O mercado é amplo, dinâmico e constantemente busca profissionais criativos, atualizados e participativos. O jornalista também poderá atuar na área acadêmica ou de pesquisa. Uma ótima notícia para sua carreira.

O jornalista é o profissional que tem a missão de buscar a informação, checá-la e tornar público para toda a sociedade.

Parabéns a todos os Jornalistas, especialmente, nossos alunos e professores! 👏🏼👏🏼👏🏼🥳🥳

📍 Conheça nosso curso de Jornalismo:

Arte: Diana Campos Lopes

UniSantAnnaUneVocêAoSucesso #UniSantAnnaSemprePertodeVocê #DiadoJornalista #Jornalismo #Graduação #comunicaçãosocial #fotojornalismo #radiojornalismo #factchecking #fotojornalismo #reporter