Você está visualizando atualmente Alunos de Enfermagem do UniSant’Anna participam do mutirão de vacinação para idosos e profissionais da   saúde na segunda, 23/03

Alunos de Enfermagem do UniSant’Anna participam do mutirão de vacinação para idosos e profissionais da saúde na segunda, 23/03

O MEC autorizou no último, 20, temporariamente, a realização de estágio de universitários da saúde em ações de combate à pandemia do COVID-19. Uma das ações da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é a vacinação contra o Influenza que começa nessa segunda-feira, 23/03. A autorização foi publicada em portaria na edição extra do Diário Oficial da União.

Os alunos do curso de enfermagem do UniSant’Anna realizarão o trabalho de estágio voluntário nas ações de imunização da sociedade sob a supervisão da coordenação do curso, Profa. Me. Elizia Esther Calixto. Acima de tudo e do aprendizado do estágio, a coordenação atua incisivamente junto aos alunos quanto às questões de prevenção e segurança para com os profissionais da saúde que trabalham nessa linha de frente de atendimento à sociedade. O UniSant’Anna apoia a participação de alunos, mesmo que voluntariamente, apenas mediante às devidas orientações e da ciência por meio de termo de consentimento livre e esclarecido

O curso de Enfermagem do UniSant’Anna realizou diversas campanhas e ações de vacinação dentro e fora do campus do Centro Universitário durante todo o ano de 2019. A comunidade interna e externa foi imunizada contra o Sarampo, Caxumba, Catapora, Rubéola, Hepatite B, H1N1, Influenza e Febre Amarela.

Os alunos participarão do mutirão que acontecerá no Allianz Parque, das 7h às 16h, de 23 a 2 de março, para quem é cadastrado no posto de saúde também localizado na Rua Palestra Itália. A entrada é pelo Portão A. Neste primeiro momento, a vacinação não será para o público em geral. De acordo com a Prefeitura de São Paulo a vacinação contra o Influenza será realizada por etapas, confira o cronograma de vacinação:

1° etapa – 23/03 – Idosos (60 e + anos) e trabalhador da saúde.
2° etapa – 16/04 – Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento
3° etapa – 09/05 – Crianças ( 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza será no dia 9 de maio. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

A Vacina

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, tornando possível descartar os vários tipos de gripe durante a triagem da população que foi vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição:

A/Brisbane/02/2018 (H1N1) pdm09
A/South Austrália/34/2019 (H3N2)
B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

Para quem não está cadastrado no Allianz Parque procure pela unidade de vacinação mais próxima da residência por meio do link disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo. Assim como o estádio, diversas unidades básicas de saúde, escolas ou centros comunitários funcionarão como postos de vacinação. com a finalidade de evitar a aglomeração e o contágio pelo novo coronavírus.

Pontos de Vacinação – Influenza 2020 – São Paulo

Fonte: Vacinação contra Influenza começa segunda-feira 23 de março. Secretaria Especial de Comunicação. Prefeitura de São Paulo. Disponível em: < http://www.capital.sp.gov.br/noticia/vacinacao-contra-influenza-comeca-segunda-feira-23-de-marco>. Acesso em: 22 mar. 2020