No momento você está vendo Novembro Azul: precisamos tocar nesse assunto

Novembro Azul: precisamos tocar nesse assunto

  • Post category:UniNotícias

Novembro Azul é uma campanha anual que busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem. O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.

Objetivo do Novembro azul

Novembro Azul é uma campanha que ocorre em 21 países todos os anos e tem como principal objetivo alertar a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico do câncer de próstata. Entretanto, a campanha vai além, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas (por exemplo, a hipertensão), infecções sexualmente transmissíveis, bem como a saúde mental.

A campanha é realizada por meio de ações que objetivam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar. No Brasil, durante o mês de novembro, diversos prédios iluminam-se de azul em menção à campanha.

Próstata

A próstata, ou glândula prostática, é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção de parte do líquido seminal, o qual protege e nutre os espermatozoides. Essa glândula pesa cerca de 20 g, no entanto, com o avançar da idade, a partir dos 40 anos, ela apresenta um aumento normal (benigno) de tamanho.

Sobre o câncer de próstata

Um dos principais objetivos da campanha Novembro Azul é conscientizar a respeito do câncer de próstata, que geralmente apresenta um desenvolvimento lento e assintomático. Essa doença afeta a próstata, uma glândula presente em indivíduos do sexo masculino, é um dos cânceres de maior prevalência no mundo (cerca de 15% dos homens apresentarão esse tipo de câncer) e acomete, principalmente, homens acima dos 65 anos de idade.

Fatores de risco

O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade elevada (acima dos 50 anos); casos de câncer de próstata na família (pai, irmão); ser negro; apresentar sobrepeso ou obesidade.

Sintomas

Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. Quando há sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue no xixi. É importante destacar que esses sintomas também estão relacionados a doenças benignas da próstata.

Diagnóstico

 A análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Esse exame é realizado após a detecção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA. O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença.

Tratamento

Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal podem ser indicados. O médico determinará a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.

Saúde e bem-estar do homem

Algumas atitudes são essenciais para garantir saúde e bem-estar, como as citadas a seguir:

Manter uma alimentação saudável;

Praticar atividades físicas;

Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;

Evitar o sobrepeso e a obesidade;

Manter em dias os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade);

Manter um comportamento sexual seguro;

Participar de atividade culturais e esportivas;

Realizar atividades ao ar livre, como caminhadas;

Relacionar-se com pessoas agradáveis, como amigos e familiares.